quinta-feira, 5 de maio de 2011

PERCEPÇÕES AO NAVEGAR


PERCEPÇÕES AO NAVEGAR POR HIPERTEXTO

A pesquisa foi tranqüila, aproximadamente 225.000 resultados ( 0,26 segundos) para a pergunta o que é Hipertexto. Realizei a leitura em alguns sites. Ao realizar a leitura e ao clicar nos links foi esclarecendo o significado de cada um e dando melhor entendimento e compressão sobre o que é hipertexto.
No entanto, em meio a tantas definições, escolhi este site Wikipédia ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto) para responder a pergunta, pois faço pesquisas já algum tempo para trabalhos de faculdade, para ajudar minhas filhas e atividades escolares. De acordo com este site Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital do qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se explica com mais precisão o assunto do link abordado.
Ao navegar pelos sites percebe-se que já fazemos uso desse recurso sem imaginar a sua relevância. O hipertexto é um meio que possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando a pesquisa mais fácil e interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário