quinta-feira, 5 de maio de 2011

PLANO DE AULA


ESCOLA NEIVA EWALD
PLANO DE AULA
PRÉ ESCOLA

CONTEÚDO: Matemática: Geometria: Exploração das Formas geométricas. Português: Literatura infantil: Linguagem oral: As Três Partes.
OBJETIVOS: Ampliar os conhecimentos, despertar o gosto e o prazer pela leitura. Adquirir noções de formas geométricas e despertar os alunos para o fato de que é possível construir vários objetos a partir de formas geométricas. Ampliar os conhecimentos de forma lúdica e familiarizar-se com a tecnologia por meio do manuseio do computador.
Desenvolvimento:
Integrando a Literatura às aulas de Matemática, será realizado um trabalho prévio em sala de aula com os alunos sobre as formas geométricas através da leitura pela professora do livro “ As Três Partes” (Edson Luiz Kozminski). “O livro conta a história de uma casa que resolve se transformar. Para isso, ela se divide em três partes que se movem, formando novos objetos de acordo com as aventuras e experiências narrada”. A partir da leitura: Identificar o nome das figuras, semelhanças e diferenças entre as figuras e o que podemos criar, mantendo e transformando em desenhos. Identificar número de lados, ângulos. Construir novas figuras com as três partes feitas em cartolina. Escolher uma das três partes e montar seqüências em desenho ou colagem, reconstruir as formas que as três partes fazem ao longo do livro identificando cores, formas quantidade de formas utilizadas para realizar os desenhos.


Trabalhando o conteúdo nas aulas de informática:


Atividade 1 - Jogo Educativo: É um jogo simples, baseado em forma e sombras, onde se faz uma análise de qual sombra pertence a qual forma geométrica.
  
Imagem  9 - Fonte: http://www.discoverykidsbrasil.com/jogos/mini_jogos/todos/figuras/

2 - Jogo Educativo com desenhos e figuras geométricas: Complete os 5 desenhos, encaixando as formas que estão fora do lugar. No final do jogo, você pode montar e imprimir seu próprio desenho feito com as formas geométricas: quadrado, círculo, triângulo e retângulo. Simples e divertido, o jogo possibilita à criança, memorizar algumas formas geométricas e criar novos seres e objetos, ao alterar cor, tamanho e rotação.

Referências:
KOZMINSKI, Edson Luiz. As Três Partes. São Paulo: Ática, 2009.
http://www.discoverykidsbrasil.com/jogos/mini_jogos/todos/figuras/

http://www.escolagames.com.br/jogos/formasDesenhos/



Nenhum comentário:

Postar um comentário