quinta-feira, 5 de maio de 2011

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ


QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ
Estou atuando como professora há pouco tempo e percebo que diante deste novo cenário e da necessidade de educar os alunos para lidar com as características da sociedade atual, transmitir os conhecimentos científicos que visa à formação de sujeitos que se apropriam do conhecimento para compreender as relações humanas em suas contradições, ser professora se torna cada dia mais desafiador.
Sou professora e aprendiz, atenta as mudanças e em busca de novos conhecimentos, metodologias de ensino, meios que desperte o interesse do aluno. Procuro a interação com os colegas da profissão, dividindo as experiências e diversificando didáticas e recursos que promovam a aprendizagem de todos os alunos, evitando qualquer tipo de exclusão e respeitando as particularidades de cada aluno.
É fundamental que o professor tenha conhecimentos e faça uso de várias ferramentas, assim como as novas tecnologias disponíveis devem ser aliadas nesse processo, auxiliando o professor no desenvolvimento das atividades. Ser o mediador e despertando no aluno a busca pelo conhecimento e que ele perceba as contribuições para sua vida, buscando prepará-lo para utilizar os novos sistemas culturais.
Nesse processo o professor também é desafiado a assumir uma postura de aprendiz ativo, crítico e criativo, articulador do ensino com a pesquisa, desenvolvendo uma prática interativa com seus alunos, seja sobre seus conhecimentos, sua forma de linguagem, expectativas e necessidades, seu contexto e sua cultura. Preocupada no ensino e aprendizagem busco preparar atividades diferentes que motivando os alunos e o gosto pelas aulas, e sintam-se a vontade para expressar suas idéias, questionar e sugerir atividades. Conquistando a confiança do aluno e procurando demonstrar a ele que não estou em sala apenas para ensinar, mas também para aprender na troca de conhecimentos e experiências de vida, pois é partindo desse conhecimento que busco planejar minhas aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário